27 de Agosto a 4 de Setembro de 2013

A muito custo lá partimos de Koh Lanta em direção à Malásia, pois eu e o meu irmão precisávamos de renovar os vistos, sem no entanto ter a certeza se me dariam o visto.

Depois de mais uma tortura de 8h de viagem numa minivan chegámos a Hat Yai, uma cidade Tailandesa junto à fronteira com a Malásia. Decidimos ficar ali 2 dias para descansar e planear os próximos passos. A cidade é conhecida pela sua comida, e não desilude, a mistura de culturas - thai, muçulmana e chinesa - reflete-se na gastronomia e na vida da cidade.
   No dia 29 partimos em direção à Malásia, com destino à ilha Langkawi. Partimos cedo pois a preocupação de não conseguir o visto estava sempre presente, o que complicaria muito o resto da nossa viagem. Mas tudo correu sem problemas, na fronteira olharam para o passaporte, brincaram com a situação de ser tão pequeno e deram-me 3 meses de visto sem qualquer custo…

Chegados a Langkawi, e depois de instalados na Daddy’s cool guesthouse, fomos repor energias com um belo almoço indiano, relaxar na praia e dar uns mergulhos naquela água azul. O facto de ainda estarmos na época baixa, e de volta e meia cair uma chuvada tropical, o calor está sempre presente.

No dia seguinte alugamos 2 motas e partimos à descoberta da ilha. O destino tinha sido mais ou menos planeado, mas como gostamos deixámos que o improviso determinasse a rota e onde parar. Foi num desses desvio que encontrámos várias baías azuis desertas de pessoas, mas recheadas de vida, entre lagartos gigantes, aves de várias cores e muitos macacos, pudemos desfrutar um pouco da ‘wild life’ da ilha. Depois de um mergulho seguimos caminho durante mais de 7h, onde visitámos 2 quedas de água, uma praia de areia preta, um Mercado para reabastecer as energias e subimos ate a um dos pontos mais altos da ilha para apreciar a vista. O resultado foi um dia bem passado e rabos doridos! O resto do tempo na ilha foi passado na praia e na companhia da nossa nova amiga Leo, uma muçulmana muito descontraída que nos tinha alugado as motas e que deu muitas e boas dicas ao meu irmão sobre mulheres!
  Depois de Langkawi regressámos a Bangkok com a missão de deixar o meu irmão no aeroporto. Aproveitámos para passear mais uma vez pela cidade tentando fugir das zonas mais turísticas, e é incrível o quão diversa esta cidade é, como em ruas paralelas podemos sentir que estamos em mundos tão diferentes, se num momento estamos rodeados de carros, lojas, correria e consumismo, desviando um pouco deparamo-nos com pobreza, e a simpatia em sorrisos surpresos das pessoas ao nos verem por ali.

O dia da partida do João, um longo dia com as mochilas atrás, passou-se entre compras, voltas para tratar do visto do Camboja para a Bárbara e muitas mais voltas, terminando no aeroporto em modo de despedida.

Temos a sensação que o mês passou a correr, e que tanto para nós, como para ele, foi uma experiencia incrível!