5 a 15 de Setembro de 2013

Antes de partirmos para o Cambodja planeamos visitar a Alejandra, uma voluntária que conhecemos no projecto da Gaia School, e que tem estado a trabalhar numa escola, numa pequena cidade no interior da Tailândia - Wichian Buri. Por coincidência iria haver um English Summer Camp por esses dias, algo que a Alejandra entusiasticamente nos convidou a participar. Por proposta da escola, em troca da nossa ajuda ofereceram-nos a acomodação.
 Entre summer camp, passeios e novas amizades o tempo que tínhamos planeado para estar em Wichian Buri estendeu-se e foi com muita pena que partimos.
  Mas vamos por partes...

english summer cAMP @ WB

Não foi fácil chegar a Wichian Buri...
 Depois do longo último dia do João pela Tailândia e de o deixarmos no aeroporto, seguimos no último metro da 00h em direção à estação de autocarros onde tentamos dormitar até à hora da partida. Ás 5h da manhã estávamos no autocarro com destino a Wichian Buri.
 Mal chegámos fomos diretos para a escola onde nos esperavam as crianças e os outros professores. As primeiras impressões foram óptimas, muita organização tanto no programa como nas distribuição de tarefas, boa disposição e muita descontracção dos professores e dos alunos.   Durante os 3 dias que se seguiram a nossa ajuda foi muito reduzida, ajudámos nas actividades que decorriam, participávamos nos jogos preparados e pouco mais, acho que mesmo esse foi o único senão. A juntar a isso a empatia que criámos com os outros professores e com o companheiro de casa da Alexandra, o Brett (americano de Washington) foi espectacular e quase me esquecia do pormenor de que a acomodação que a escola nos arranjou foi no melhor hotel da cidade!

...as passeatas...

Assim que acabou o summer camp um dos professores ofereceu-se para nos mostrar um pouco da região durante o fim-de-semana. E assim fomos na companhia da Alejandra e do Brett à descoberta de um dos 72 distritos que compõem o reino da Tailândia - Phetchabun. Foram dois dias recheados de muitas horas de carro entre montanhas, verde até perder de vista, visitas a vários templos e ainda por termos participado numa festa de uma empresa de seguros só porque sim!
 A beleza da zona despertou a nossa curiosidade pelo norte da Tailândia e se não tínhamos planeado visitá-lo, vamos de certeza guardar uns dias do ultimo mês para explorar um pouco mais. Os templos foram para todos os gostos, templos tailandeses, chineses mas houve um em especial que marcou - Wat Phasornkaew em Khao Kho. Este templo foi o mais bonito e diferente de todos até agora, as figuras geométricas, as espirais, as cores, os mosaicos e a sua localização entre as montanhas são representativas de uma imensa criatividade e bom gosto. O tempo por lá passado soube a pouco, por onde quer que olhássemos havia um sem fim de pormenores levando a imaginação num flutuar de fantasias...
 Pela noite ficámos na pequena localidade de Phitsanulok, onde depois de tantas horas de carro, decidimos ir dar uma volta em busca de algum sitio para descontrair, na qual fomos atraídos pelo som de uma festa que decorria entre dois prédios no meio da rua, e qual é o nosso espanto que mal nos aproximamos fomos puxados para a festa. Tratava-se de uma festa de trabalhadores de uma empresa de seguros, que nos receberam como se fossemos da casa.
 Foi tão inesperado e divertido que fechámos a festa! A dada altura o grupo que actuava num palco propositadamente montado para o evento fazia-o só para nós.

una casa, comodidad y amigos

Decidimos ficar mais uns dias em Wichian Buri, desfrutar da hospitalidade da Alex e do Brett e acima de tudo para recuperar energias - ah, também porque a Bárbara deu um jeito às costas e esteve em "reabilitação". Deu para por as leituras em dia, escrever, ajudar na escola, deliciarmo-nos com os petiscos locais, sendo que um dos melhores sítios para comer era na escola. Na véspera de partirmos tivemos a companhia de 2 amigos da Alex - um iraniano e uma colombiana - numa noite animada, longa e também contemplativa.

A custo lá partimos no dia seguinte, próxima paragem...CAMBODJA!!!!