de 14 a 21 de Agosto de 2013

  As Quartas-feiras são de descanso, o que deu lugar a muita praia, tranquilos passeios a pé, descanso e um pôr-do-sol no Diamond Cliff com 'fancy' clocktails, na companhia das 2 voluntárias. 
 
  Mas o final deste doce dia reservava um desentendimento entre os voluntários e os proprietários de Asalanta. As regras por aqui revelam-se pouco claras, porém rígidas. Entre o que se tem de pagar, o que podemos usufruir, se somos clientes, voluntários ou se estamos a criar algum tipo de relação de confiança...
  Depois de muita conversa prevalece um sentimento de que isto se trata mais de um negócio e menos de um projecto de trocas, onde nós somos clientes sem saber, numa ilusão de voluntariado, com direitos pouco equitativos. 
  Apesar desta nova 'consciência' optamos por continuar por aqui...
 
  O regime da primeira semana passava pelo pagamento de 3000 bht/pax (75€) com direito a alojamento e alimentação, trabalhando 2h/dia. Nesta segunda semana tivemos de pagar apenas as despesas (80bht/pax/semana), sem direito a refeições e a trabalhar 4 horas por dia. Caso não pudéssemos trabalhar (por doença ou outro motivo) teríamos de pagar 150 bht por dia.

  Por alguma razão os portugueses (nós os 3!) acabámos juntos numa 'equipa' com os trabalhos mais árduos...entre os quais: cavar 6 buracos (1m x 1m) para captar água no meio da floresta; carregar às costas sacos com toda a terra cavada até Asalanta; cortar canas de bambu (de 5m) e carrega-las até um lago onde as deixam de molho para ficarem sem bichos, foram as principais tarefas.

   Pelo meio eu e o João fomos atacados por uma colmeia de abelhas, enquanto cavávamos o nosso 1º buraco, de onde resultou uma corrida pela floresta aos gritos e várias picadas na cabeça, pescoço e axila! No dia dos bambus tive também o privilégio de levar com uma bela paulada de uma ENORME cana de bambu, bem na testa, que triplicou de tamanho apenas num segundo, deixando o olho roxo do dia seguinte.

  Pelas tardes visitava-mos os mercados locais, onde comprávamos a nossa mercearia e degustávamos os petiscos à venda, descontraiamos no Richey's (bar favorito em cima da praia) ou quando a lazziness reinava ficávamos por Asalanta em consecutivos jogos de cartas, Jenga ou Rummikub. Numa destas tardes de lanzeira e jogos tivemos a companhia do Lack, um vizinho e amigo, onde pudemos conhece-lo melhor.
  Lanta native, que nos fala na sua história por Koh Lanta e todas as mudanças da ilha desde que era pequeno, das suas viagens pela Europa, da sua forma de viver transmitindo muita simplicidade, humildade e boa energia.
    Num dos jantares em o convidámos para experimentar a papya salad (Si Lom) e o sticy rice por nós preparado...o Lack surge com uma ideia fantástica para o dia seguinte, que seria o meu aniversário: dar um passeio pelo Sul da ilha, ir até a uma praia ao final da tarde, jantarmos juntos à volta de uma fogueira e apreciar a LUA cheia.

   Esta segunda semana ficou também marcada pela partida da Bat (voluntária israelita) e a chegada da Jaja (da Malásia).    
                                                                    
  Dia 20 é o aniversário da Biiiiiiiiiiiii (têm de imaginar a Cristiana a dizê-lo)
  •  pela manhã | bambu fight: Biri - KO / Bambu - winner!!! (público: "buuuuuuhhhhh")    
  •  pela tarde   | passeio com o Lack e voluntárias até Last Beach Resort (seu amigo Sing), no Sul                             da ilha. Desfrutar de uma baía e mar só para nós...
  • pela noite     | jantar thai, fogueira na praia, birthday panckake, mergulho com full moonlight!

  Sinto que tentei tornar este dia num dia normal, igual aos outros, como se faz pela Ásia, onde não se celebra o aniversário.  No entanto este dia tornou-se muito especial, doce e inesquecível pela energia de todas as pessoas. Passei-o da forma mais descontraída que poderia imaginar e a desfrutar de todos os momentos. OBRIGADA COSMOS :D  Ou será que já é a maturidade dos 29?? 
   Para acabar em beleza o Lack e o Sing presenteiam-nos com a proposta de ficarmos pelo Resort l(agora fechado na época baixa) a ajudar na limpeza e reparações durante o tempo que quiséssemos  em troca da estadia nos bungalows em cima da praia... (WHAT????!!!!)

                                             Não percam o próximo episódio!!! 
Ramona
9/11/2013 04:55:35 pm

Yeaaaah ! I hope we will meet up again one day in Portugal, France or wherever on Earth ! Take care of you guys and enjoy your life ;)

Reply



Leave a Reply.