Ainda pela Ásia 
Sisophon, Cambodja                                                                                          16 a 22 Setembro 2103

Decidimos dedicar as próximas semanas a diversos projectos da ONG OCKENDEN, no Cambodja.

Nesta última semana conseguimos ter tantas boas experiências, e as pessoas têm sido uma surpresa sempre acolhedora e doce.
Por onde quer que passemos brotam sorrisos de espanto, de olhar fixo em quase descrédito no que vêm...engraçado pois para nós os asiáticos são cada vez mais familiares, no entanto a nossa presença continua a despertar timidez e curiosidade alheias.

Seguimos com a equipa de 3 cambojanos da organização responsáveis por um projecto numa vila recente - com 5 anos - formada por cerca de 600 famílias, junto a uma montanha que separa o Cambodja da Tailândia.
Eles parecem preocupados e sinto que nos tentam preparar falando do cenário que vamos encontrar, falando de olhos esbugalhados... "in the mountains (...) no electricity (...) raining a lot (...) sleepping in a school, on the floor (...)". Tentamos tranquilizá-los dizendo que 'tá-se bem', no problem, estamos habituados, mas eles não parecem muito convencidos.
O percurso até ao projecto na província de Banteay Meanchey é longo pois a estrada não facilita o acesso. Eles dão-lhe o nome de jumpy road, nós percebemos então porquê assim que começou a jornada, mas eu acrescentava funny jumpy road, pois não dá para parar de rir todo o percurso! Cómico demais ver todos aos saltos dentro do carro em constante sincronia.
 Fazemos algumas paragens, uma das quais para nos mostrarem orgulhosamente uma barragem destruída aquando a guerra mas que fora recentemente reconstruída pela oganização - um sem fim de água repleta de inúmeras árvores e enormes nenúfares, de onde brotam coloridas flores de Lotus. 

80 km...6 horas depois...à nossa frente verdejantes montanhas e num plano inferior, uma estrada enlameada e diversas casas e quintas.
Os dias na escola e terreno circundante envolveram a recuperação de uma horta, a plantação de diversos vegetais e cerca de 300 (pequenas) árvores. Isto com a preciosa e divertida ajuda de um grupo de crianças que ficaram curiosos com os barang (estrangeiros). 
Portanto...acordar era às 6h e deitar o mais tardar às 20h, e as refeições confeccionadas por uma das famílias onde foi possível experimentar the real khmer food!!

Ainda visitámos diversas famílias que estão a implementar um projecto apoiado pela OCKENDEN no sentido de proporcionar uma outra uma fonte de rendimento para além da principal actividade - produção de carvão.

 
                                                     Para os curiosos...o link da ONG: 
                       - http://www.ockendencambodia.org/ockendencambodia.org/Welcome.html




Leave a Reply.